A Aventura do Ano...e de uma Vida!

Bem-vindos!

sábado, maio 06, 2006

Mas qual Queima em Coimbra qual quê?! VALBORG É QUE É!



Para quem pensa que a Queima das Fitas em Coimbra é o auge das festas académicas, desengane-se! O auge das festas académicas acontece na Suécia. É o "last of April" também designado por Valborg! Esta gente até nem é parva de todo...o dia seguinte é sempre feriado (1º de Maio), ou seja, podem ficar em casa a vegetar o dia todo! E tinha que ser mesmo assim...

Qual queima de Coimbra, chegam a Uppsala milhares de pessoas vindas de todo o país, com a diferença de que não são apenas estudantes, mas pessoas de todas as idades.


O dia começa bem cedo (8H) como é óbvio com o pequeno-almoço: Champanhe com morangos! É obrigatório!!!!





Depois toda a gente se começa a dirigir para as margens do rio, (sem esquecer a bebida), pois às 10H começa a tradicional corrida de barcos, construídos pelos próprios participantes! Quem ganha? Bem, quem sobrevive aos rápidos no rio...e se consegue manter acima do nível da água por mais tempo, penso eu!!! Ah, e convém que se escapem dos ovos (e não só), com que a "simpática" assistência tenta atingir os participantes!



































Este foi o mais aplaudido de todos, até porque o Rei fazia anos neste dia! Que bela homenagem! Coitada é da Rainha!




Ao almoço, faz-se o tradicional piquenique para comer e beber à fartazana, o que transforma os relvados num mar de gente, quais praias da Costa da Caparica em dia de Verão esturricante, em que não há espaço sequer para estender uma toalhinha... no entanto há quem não dispense o conforto, e carregue literalmente a casa às costas...





Mais tarde podem ver-se os vestígios...





...e acreditem ou não, no dia seguinte já não se via quase nada!


Às 15H em ponto acontece o momento mais "solene" do dia! Uma massa de gente concentra-se em frente à grande biblioteca, a Carolina Rediviva, pois o Exmo Sr. Reitor vem à varanda acenar com um chapéu, e quando ele o faz, toda a gente cá em baixo (que tenha também um chapéu igual) acena também.











Este chapéu é recebido quando se consegue passar um exame, segundo consta muito difícil, quando se acaba o 12º ano. E toda a gente que tenha este chapéu pode acenar, não apenas as últimas pessoas que o receberam. Ou seja, podiam ser vistas pessoas com mais de 70 anos acenando o seu belo chapéu já amarelo em vez de branco, e comido pelo caruncho! =)


Entretanto, muita gente perdeu este momento pois estava algures numa enorme fila para entrar numa nação pois às 15:30 em ponto era dado o sinal de partida para um banho (literalmente) de champanhe! O "Champagne Gallop". A loucura total! Parece a passagem de ano, mas mais louco ainda!








Ao anoitecer, quem ainda estiver sóbrio o suficiente (ou não, e desculpem-me mas a partir daqui já não tenho fotos...), dirige-se para o Castelo, para ouvir vários coros darem as boas vindas à Primavera com algumas cantarolices!


E à noite são acesas enormes fogueiras que simbolizam a renovação, a passagem do Inverno para a Primavera.

E como é lógico, festa nas nações, que excepcionalmente ficam abertas até às 4H da manhã (uma coisa extremamente rara por estas bandas), para quem ainda se consegue aguentar de pé!

Agora digam lá o que é que preferiam: ir para a queima de Coimbra ou vir para o Valborg?

Beijocas ;)



Fica aqui um beijinho especial para 2 pessoas muito queridas que me vieram vizitar durante este fim-de-semana, e puderam constatar com os próprios olhos, que o que eu estou a dizer é verdade!! :)



O meu cunhado, a minha irmã e eu em Estocolmo

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home