A Aventura do Ano...e de uma Vida!

Bem-vindos!

domingo, janeiro 29, 2006

De volta!!!

Bom, depois da descasca naqueles dois, cá estou eu de volta (eu disse que era por tempo indeterminado, mas claro que não conseguia ficar muito tempo sem contar novidades!)





ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO MEU PRESENTINHO!!! SIM, FUI EU QUE QUIS PARTILHAR CONVOSCO A ALEGRIA DE VER NEVAR, POR ISSO MANDEI PARA AÍ ALGUMA NEVE!!!!


Esta semana foi a modos que agitadita, por isso, já posso contar mais algumas coisitas sobre a Suécia!!!

Na quinta foi dia de disco! Eu até levo a máquina fotográfica, mas é tão pesada que não tenho paxorra para andar com ela atrelada, por isso acabo sempre por deixá-la dentro da mala no bengaleiro...mas há quem leve a máquina e tire fotos, por isso espero em breve conseguir algumas, e claro que as publicarei aqui! Mas terão de esperar mais um pouco...

Posso no entanto tentar, de algum modo, descrever a cena...bem...imaginem-se dentro do palácio de Queluz...sim, com aquelas salas antigas, aqueles candeeiros enormes (lustres), bom, agora só falta enchê-las de pessoal, um barzinho em cada sala, e cada uma com o seu estilo de música! Sim, é mais ou menos isto! Se conseguirem imaginar... (não, não tinha um jardim como o do Palácio de Queluz, mas tinha ligação para a rua, pois quem quizesse fumar tinha de ir apanhar uma brisa fresquinha no corpinho!

Ok, mas aqui está outra foto de outra noite anterior, que penso que já descrevi! Lá está, o finlandês atrás, para quem estava curioso...e vejam lá a altura do gajo da Estónia, que até está inclinado aqui na foto!!!! Acho que reconhecem os outros personagens... senão é só ver as legendas da foto na pizzaria!

Ok, ok, então cá vai uma da noite no "Palácio de Queluz"...


Pois, eu sei que não dá muito bem para ver que é como um palácio, e mal se vê o candeeiro, mas têm que acreditar em mim, ou vir ver com os próprios olhos!! Ups..não podem!..Só quem é estudante aqui na Universidade é que pode entrar! Hehehe!

******

Bom, mas este fim-de-semana foi bem diferente do primeiro!!!
Vieram cá uns amigos do meu colega português, que ele tinha conhecido no curso de línguas em Agosto! Muito simpáticos, sem dúvida!!!


Ok, aqui ainda falta uma Iraniana, cuja história é bem interessante. Da esquerda para a Direita temos, um francês, um austríaco, uma suiça, que é namorada do francês, ao lado dela, um amigo dessa suiça que a veio visitar, e entretanto acabou por nos visitar também, e o Gonçalo, que já conhecem!

O meu quarto serviu de cozinha e depois dormiram todos no quarto do Gonçalo!

No Sábado andámos pela cidade de Uppsala, o que também serviu para conhecer mais alguns sítios que ainda não conhecia, e claro, quando pensamos que vamos tirar uma bela foto, é quando acabam as pilhas da máquina, portanto lá se foi a vista, mas como é aqui em Uppsala, tenho sempre a chance de voltar aos mesmos sítios com facilidade! Brevemente verão do que falo!

No Domingo fomos a "Gamla Uppsala". Aqui na Suécia, todas as cidades (ou quase todas, e não são muitas) têm uma "Gamla". Ora bem, a Gamla é o sítio onde a cidade nasceu! E no caso de Uppsala, ainda fica a cerca de 15 minutos de autocarro!

Então lá fomos nós visitar essa famosa Gamla Uppsala...


Pronto, demorei cerca de 30 minutos a escolher a foto...e peço imensa desculpa, mas sinceramente tenho de ir tirar um curso de Fotografia a seguir ao de Psicologia, ou então, no mínimo, aprender a funcionar com a máquina, porque não consegui tirar foto nenhuma que vos possa mostrar a verdadeira essência da Gamla Uppsala. Ainda por cima estava de chuva!!! Sim, porque tive de abdicar da neve para vocês, e então cá, em vez de nevar chuveu!! O que eu não faço por vocês!!!

O que vêem aqui é apenas um pequeno pormenor, a Igreja Católica. À volta desta encontra-se o cemitério, e parece que o que é mais atractivo são mesmo umas "montanhas" que datam de há mais de 2000 mil anos, e descobriu-se que debaixo de cada uma das 3 maiores "montanhas" existe um rei sepultado (estão a ver as pirâmides do Egipto? Não tem nada a ver!!!) =)

Bom, foi interessante, sem dúvida, depois ainda entrámos no museu, onde vimos alguns dos artefactos encontrados, que ainda estão relacionados com os Vikings (alguns deles) e onde estava toda a história da Gamla Uppsala, escrita e retratada! Claro que não a vou contar aqui, primeiro porque o Erasmus tem que servir para alguma coisa, nem que seja para eu saber alguma coisa que vocês não saibam, e segundo, porque quem estiver interessado deve vir ver com os próprios olhos! =p

Nesta igreja, que vêem na foto existe uma pedra...como existem várias aqui pela cidade de Uppsala, e pelos vistos por toda a Suécia, que se chamam Runas!


São uma espécie de pedras de adivinhação, dos tempos antigos, relacionadas (pensa-se) com os Vikings!

Uoooooooooou!!! Granda banho de cultura que eu estou a levar!!! Estava mesmo a precisar!!! Obrigado Pai, obrigada Mãe! Eu prometo que quando for uma Psicóloga bem sucedida vos devolvo as despesas que estão a ter comigo agora! (O pior é se eu não chegar lá, mas isso depois logo se vê...).

Mas não é só este tipo de conhecimento que se adquire com a experiência do Erasmus...definitivamente, existe muito mais, por detrás disto tudo! Por exemplo, através das conversas que temos com os nossos colegas ficamos a perceber muito melhor o que se passa nos países deles, em termos políticos, económicos, oportunidades de trabalho, sítios importantes a visitar, etc...e até aprendemos jogos novos e tudo...

Muito cool!!! Tinha-mos de adivinhar qual era o nome que tinhamos escrito na testa (eram pessoas famosas, que todos conhecíamos - da Barbie ao James Bond)

Eu sei que me têm feito imensas perguntas que gostariam de ver respondidas, mas já é 1:30 da manhã e amanhã é dia de ir para a universidade, portanto, peço um pouco de compreensão!!! Já levam aqui uma banhada, que dá para o resto da semana! No próximo fim-de-semana haverá mais!

Beijinhos para todos os que me têm "acompanhado". Obrigado pelos comentários e mensagens que me deixam!

Espero que estejam a gostar!