A Aventura do Ano...e de uma Vida!

Bem-vindos!

sábado, setembro 16, 2006

DOIS MESES E MEIO DEPOIS...

AAAAAAiiii que grande ansiedade que foi durantes estes 2 meses e meio que passaram...Nunca um regresso a um local foi tão desejado por mim! Será que valeu a pena?

A ansiedade da viagem foi diferente. Primeiro já sabia para onde ía, o que ía ver, o que ía fazer...já não ía de encontro ao desconhecido, nem haviam grandes expectativas de grandes surpresas (julgava eu pelo menos).

Voltar a andar de avião (já não era a primeira vez).........







Voltar àquele sítio que me deu mais alegrias e que me deu mais tristezas ao mesmo tempo.......






Este foi o local onde vivi grandes alegrias, mas também onde vivi grandes tristezas. Assim como vi chegar muitos que me trouxeram alegria, também vi partir todos aqueles que tinham feito dos últimos meses os melhores da minha vida até então, talvez a última vez que os vi na vida, depois de tudo o que passámos juntos...


A cidade continuava belíssima e verdejante, mas já tinha entrado nos dias (e no clima) de Outono. Uns 20º de temperatura (ouvira eu no noticiário) mas quando se saía à rua era mais uma sensação de 5º, fora a chuvinha molha tolos (quando não era a molha todos). E eu que tinha saído de Portugal com uma temperatura acima dos 30º..é óbvio que havia já esquecido o "pequeno" pormenor de que na Suécia o tempo muda em 5 minutos, então levei só roupinha de Verão, chinelinho de dedo, sandalinha pá night...bem, por sorte tinha levado um casaquito, e foi sempre com esse que andei vestida a semana toda, e tive de comprar uns ténis pois não parava de chover.


Nos primeiros dias deu logo para tirar a pinta da moda Outono-Inverno em Uppsala....





(hehehehe)


Bom, como vêem é sempre tão difícil para mim resumir as coisas..vamos lá ao que interessa. Todos sabem que a minha ida a Uppsala não foi uma mera vizita, mas antes um motivo muito mais importante para a minha vida académica: a defesa da minha tese (trabalho dos 5 meses de Erasmus).

SEGUNDA-FEIRA (4 Setembro): Partida de Lisboa às 9:15, Chegada a Uppsala 14:20 (hora local)--> Reunião com o meu orientador da tese e preparação psicológica para a defesa no dia seguinte.

TERÇA-FEIRA (5 Setembro): Defesa da tese.

A partir daqui e até às 12H de Sábado (que foi quando se iniciou a viagem de regresso) aqui vai uma breve descrição:





De volta às principais "Nations" de Uppsala: Snerikes à Terça, Stockolm à Quinta e claro, Värmlands à Sexta! =)


Foi possível rever algumas caras já conhecidas, mas abundavam sobretudo as caras novas..falava-se em 10mil novos alunos em Uppsala!

E claro, há coisas que nunca mudam...

O Senhor dos cachorros à saída das nações








O "foge quanto poderes para não levar com uma mesa ou um sofá na tola" quando abre a pista da Stockholm natio (até a música que anuncia este fabuloso acontecimento é a mesma)







As bicicletas amontoadas







O System Bolaget que continua no mesmo sítio e ainda não procriou (ou seja, continua a ser o único local em toda a cidade e arredores onde se podem comprar bebidas alcoólicas se a "pessoinha" tiver mais de 21 anos)






Enfim...como não poderia deixar de ser tive de regressar a esse local tão importante que foi durante a minha estadia anterior: o HOTEL UPPSALA! O meu cartão já não funcionava portanto tive de entrar à sorrapa pela recepção e subir pelas escadas. Foi sem dúvida uma sensação diferente. As portas estavam fechadas, só uma estava aberta. Andei rapidamente até ao fundo do corredor olhando avidamente para cada porta, lendo os nomes e nacionalidades dos novos habitantes, mas muito rapidamente pois o quarto que mais me interessava era o último do corredor, com o número 348. Eis que chego, reparo num papel pregado na porta, mas nem o tinha acabado de ler e já estava a bater freneticamente na porta...à espera que alguém abrisse...mas nada! Então voltei a ler o papel, e como podem ver:






Era a única porta que tinha um papel sem que referisse um nome, nacionalidade ou número de telefone..."We know what you are doing right now..." e eu fiquei mas foi sem saber se havia sequer habitante no meu ex-quarto de erasmus =( Deixei apenas um recadinho a dizer que tinha estado ali para conhecer quem quer que fosse que estivesse a habitar o quarto (e a gozar dos utensílios que deixei por não ter mais espaço na bagagem para trazer para casa).

Tentativa frustrada!

É que desta vez não fiquei alojada no Hotel Uppsala, mas sim num sítio que me proporcionou mais uma experiência nova. O local chamava-se Skäggesta (lê-se xeguesta) e era assim no meio do mato, só com algumas casitas por perto, mas daquelas mesmo típicas, de madeira!!! Lindíssimo!










Só era pena haver poucos autocarros e o último ser às 5:35 da cidade para lá e de lá para a cidade às 4:40! =S ou seja...muito dinheirinho gasto em TAXI para dar umas saidinhas à noite...porque à la pata era impensável.



Outra coisa engraçada que desconhecia é o facto de também em Uppsala fazerem algo semelhante às praxes académicas portuguesas....















Parece que este dia o tema eram os índios e cowboys...vá-se lá saber porquê!!!


Outra coisa diferente, à qual que eu ainda não tinha assistido, foi o facto de ser altura de campanhas eleitorais! Pois é...vamos lá imaginar uma cultura tão "à frente" como a sueca a fazer uma campanha eleitoral...Hum..pois nada que se possa assemelhar à nossa. A começar pela distribuição de panfletos! Estou mesmo a ver uns gajos malucos que passessem num carro a deitar papelada pelos ares e pelo chão! No mínimo ía 5 anos dentro. Naaaaa eles estão muito mais avançados nisso também. Na Stora Torget (praça central) de todas as cidades, cada partido tem uma "barraquinha" e nela se encontram militantes dos partidos que esclarecem qualquer dúvida a quem se aproxime e distribuem então os folhetos "promocionais". Sem músicas estapafúrdias aos altos berros, ou a ver qual é a barraquinha que grita mais alto!




(do lado de onde eu tirei esta foto também existiam outras tantas)


Como seria IMPENSÁVEL, não poderia perder a oportunidade de ir uma vez mais a essa fantástica cidade que é Estocolmo! Mas desta vez com um objectivo muito específico: vizitar a "Fjärilshuset" ou se preferirem Butterfly House, ou ainda Casa das borboletas (http://www.fjarilshuset.se/index_e.html)

É lindíssimo!!!!






Três estufas diferentes, mas todas lindíssimas: a dos pássaros e insectos, a das borboletas e a do jardim asiático. E para não dizerem que eu não sou amiga, até vídeos eu fiz para vocês poderem ver!





Estufa dos pássaros e insectos (aquele granda maluco cinzento imitava um gato na perfeição!)




Estufa das borboletas (e não digam que não as vêem, porque só faltou andar a correr atrás delas!)


Agora só para acabar...há coisas que parecem mesmo não mudar em Uppsala (LOL)