A Aventura do Ano...e de uma Vida!

Bem-vindos!

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Entre Uppsala e Estocolmo!

Olá!
O prometido é devido, e portanto, não se vão lamentar mais pelo tempo de espera!!!

Em primeiro lugar, reparei que havia aqui uma foto em falta! Sim, eu falo muito em bicicletas, que toda a gente anda é de bicicleta, que é só bicicletas, blá blá, mas na verdade em nenhuma das fotos que aparecem no blog até agora mostravam a realidade!

Pronto, mas também na primavera é que se vê mais nas ruas, o pessoal a andar de bicicleta, mas para provar que não estou a mentir aqui vai a prova:




Parque de Estacionamento ao lado da Estação de Comboios

Estão todas com cadeado! Pois, senão eu já tinha bicicleta né!?

No Sábado passado andei a tentar conhecer um pouco mais a cidade! Encontrei uma loja fantástica: a loja das 10:- (=coroas) que é uma imitação rasca das nossas lojas do euro e meio! Rasca porque 10 coroas equivale mais coisa menos coisa a um euro!! Oh meus amigos!!! Melhor do que as lojas dos chineses, só mesmo as lojas dos iraquianos! E não é que assim que lá se entra, se se depara com as casas típicas de portugal? Naaaa, esta foi demais! O meu colega até comprou uma casa típica da madeira! Sim, por 10 coroas!!! Uma loucura!

Depois andei a fazer umas tentativas (frustradas) de tirar umas fotos assim...mais "artísticas", para publicar aqui no blog!

Pois...o melhor que consegui foi mesmo isto...

Sapataria numa rua de Uppsala

--> Mais algumas observações sobre a Suécia...

» Não são apenas as portas que abrem ao contrário...não, as fechaduras também!

» Quando se vê as pessoinhas a passear ou seu bichito de estimação, não é um bichito qualquer...é tudo bichitos de "marca"!

» Os bancos funcionam das 10h da manhã às 18h da tarde (de Segunda a Quinta, porque à Sexta é das 10h-15h), o que é sem dúvida excelente!!!

» Por outro lado, as lojas abrem geralmente às 10h e fecham às 16h (inclusivé centros comerciais), pelo que não dá quase tempo nenhum para andar a lourear a pevide, ou a bater perna a ver montras!

***

No Domingo foi então a minha ida a ESTOCOLMO, capital da Suécia, uma bela cidade!

Depois de ter completado o blog, senti a necessidade de colocar aqui um mapa, pois assim terão melhor a noção da dimensão da cidade, as ilhas, e do que demorei um dia para conhecer! (Zona que delineei a vermelho, mais Kilómetro menos Kilómetro!)

Partimos às 8h da manhã, e fomos de comboio (eu e o meu colega tuga)! Quando chegámos estava a nevar imenso, e pensámos que o nosso passeio estava arruinado! No entanto, de um momento para o outro eis que o dia se transforma com um sol radioso! Aqui o tempo é assim...ora está uma tempestade de neve, ora passados 5 minutos está um sol radioso!

Bom, mas lá andámos nós pela cidade...completamente deserta às 9h da manhã! E de repente às 10h ficou completamente cheia de vida! As lojas abertas, as pessoas na rua!

Bem, vamos lá começar com as fotos...Esta aqui é uma vista do Museu Nacional, que está por detrás do barco Viking atracado em estocolmo (dos antigos mesmo!)

Quanto ao museu nacional, tinha uma exposição temporária, bastante interessante, que dizia respeito às características da suécia (ou dos suecos), retratadas a partir de vestidos: natureza, escuridão, calma, auroras boreais, etc... Muito interessante (não, não há fotozinhas, porque não era permitido!).

Depois na exposição permanente pudemos encontrar desde tapeçarias (portuguesas, ora pois está claro!) a relíquias reais (móveis, loiças, etc...); uma exposição de peças de design, qual CCB em Lisboa, onde pude ver a cadeira do Mondrian, e aquela na qual me inspirei para fazer a minha em Teoria do Design (lembram-se, coleguinhas do 12º ano em Artes?) =) Haha! Foi lindo!

Pois é, para além disso, tive o enorme privilégio de ver pinturas de Monet, Renoir, Picasso, Gauguin,...entre outros, e esculturas do Rodin!

Mas isso foi só lá mais para o final da tarde, porque iniciámos o nosso percurso pelos monumentos mais "importantes", como o palácio real, como podem ver em baixo, e também Igrejas e Catedrais, lindíssimas!

Andámos sobretudo pela parte histórica (mais antiga) da cidade, e claro, fomos visitar a Gamla (espero que ainda se lembrem do que é!) de Estocolmo. Fez-me lembrar as ruazinhas em Sintra, ou mesmo as da Lisboa antiga! Cheias de comércio para os turistas! As excursões a chegar e a partir! Enfim...

Depois passámos por esta cabine telefónica, e achámos muito engraçada! Só achei mal uma coisa: uma estética exterior estilo antiga e um telefone estilo moderno lá dentro! E ainda dizem que eu não sei combinar as coisas! Basta olhar para o meu casaco e o meu gorro para ver que eu combino com a neve!!!

De qualquer forma achei giríssimo!

O pior mesmo foi o frio! Esteve -8º, e diga-se de passagem que não é das melhores temperaturas para se andar a fazer passeiozinhos turísticos...mas como quem corre por gosto não cansa...

...Valeu a pena chegar ao topo de um rochedo para conseguir ter esta vista fantástica sobre Estocolmo! Até a máquina ía voando daqui a baixo, pois, após todo este esforço, com os pés completamente gelados e regelados, que só faltavam cair (se eu fosse uma galinha estava no ponto para ser cortada para fazer rizoto!) e não é que a máquina fica sem pilhas!!!!!!! Bem, fiquei furiosa! Lá tentei todas as combinações possíveis entre as pilhas, para conseguir "espremer" um segundinho de energia, e lá consegui esta bela foto! =)

Mas para o outro lado era bem mais bonito! =( AAAAi! Que frustração!!! Agora imaginem que o blog ficava por aqui de fotos! Pois, também vocês tinham vontade de partir a minha máquina aos bocadinhos! Mas como eu penso em vocês (claro, eu faço tudo por vocês, meus queridos leitores!) lá fui eu ao supermercado comprar umas pilhas!

Já cá em baixo outra vez, aliás, se repararem, na foto anterior, do lado esquerdo, junto à neve, por baixo do aqueduto, ou ponte, ou o que quiserem chamar...vêem uma portita! (Pois, e a neve é o mar! Só que congelado!) Foi mesmo aí ao pé dessa portinha que tirei esta foto:

Portanto, eu estou, precisamente, em cima do Mar Báltico! Ao pé destes dois belos e simpáticos exemplares de cisnes! Em Estocolmo o que não faltam é patos e cisnes na água!

Entretanto chegou a hora da paparoca...e como a malta é pobre em país de ricos...comemos uma espécie de gelado de hamburguer e gelado de arroz, à beira-neve! (Que seria beira-mar se não fossem estas temperaturas) É que não encontrámos nenhum micro-ondas onde aquecer a comida que tínhamos levado de casa! =( Em Uppsala, há supermercados que têm micro-ondas só para as pessoas poderem aquecer a comida se quiserem! Mas pelos vistos Estocolmo ainda não é tão sufisticado!! Ou então procurámos nos locais errados!

Depois então, já com o estômago cheinho e geladinho, passámos para outra ilha, e parámos a meio para tirar esta foto:

Nessa ilha então, visitámos o Museu Nacional (que se via na primeira foto de Estocolmo), e o Museu Oriental...não visitámos mais porque entretanto os museus também fecham às 16h! E já estava a ficar de noite!

Mas este é um dos museus a visitar numa próxima oportunidade, sem dúvida! É o museu da Inovação. O que vêem na foto é uma espécie de jardim, à frente da entrada do museu, com estas "espécies" estranhas (bonecos pintados), e uma máquinas (estruturas metálicas), que na primavera estão a funcionar! Não tenho muito mais informações por enquanto! Mas pareceu-me bastante interessante!

Mais uma vista da cidade, agora vista do outro lado (ou de outra ilha), com mais cisnes! Aqui não está congelado, porque os barcos têm de passar (como aquele cruzeiro atracado do outro lado!) Só fiquei por perceber qual é o sistema que eles usam para que este lado não congele, enquanto o outro está completamente congelado! Mas ainda hei-de pesquisar!

As tentativas de tirar fotos artísticas continuaram...e pelos vistos esta saiu-me um pouco menos frustrada! Pelo menos eu gostei!!! (Se não for eu a elogiar-me...)

Ok, entretanto começou a anoitecer (eram para aí 16:30) e nós tínhamos um bilhete de autocarro para as 18:50! Já todos partidos (não parámos de andar desde as 9h da manhã!) fomos andando para o centro da cidade, e fomos ver onde era o local de apanhar o autocarro de volta para Uppsala! Havia um autocarro que partia as 17:25, e fomos tentar a nossa sorte! Conseguimos dois lugares nem sei bem como! A verdade é que foi um dia muito cansativo, mas valeu a pena! Não acham? =)

Beijocas para todos!!!

domingo, fevereiro 05, 2006

Olá Pessoal!!!

Pois é, cá estou eu de volta!

Sim, com mil e uma coisas para contar e "mostrar", mas como acabei de chegar de Estocolmo e estou completamente de rastos, peço-vos um pouco de paciência, e prometo que durante a próxima semana verão algumas fotos e alguns comentários!

Beijocas desta linda cidade:



Uppsala