A Aventura do Ano...e de uma Vida!

Bem-vindos!

quinta-feira, abril 06, 2006

In LoVe with KIRUNA!

Não existem palavras para descrever esta magnífica viagem até uma "pequena" cidade, a 1000Km de Uppsala! Mas vou tentar...


A cerca de 150Km acima do Círculo Polar Ártico...

...15 Horas de Comboio...


...para poder deslumbrar grandes maravilhas da Natureza...e não só!

De facto esta foi a viagem pela qual mais aguardei desde que cheguei a Uppsala! Amigos foram e voltaram, cheios de fotos e histórias para contar...e a vontade de lá ir aumentava de dia para dia...falavam nas belas paisagens, indescritíveis, nos trenós puxados por cães, nas motas da neve, no Hotel do Gelo...e nas AURORAS BOREAIS!

Na verdade, toda a gente que eu conheci que foi à Kiruna, tinha como principal objectivo conseguir ver as Auroras Boreais...sem dúvida um fenómeno espectacular, mas que poucos tiveram a chance de assistir. Mas...quando tudo é tão diferente do que estamos habituados a ver, até o que mais desejávamos deixa de importar se não o conseguirmos realizar!


--> As coisas do destino!

Estava eu uma noite na Värmlands (a nação que tem uma pista de dança na biblioteca!) quando alguém se aproxima de mim e pergunta "Por acaso não estás interessada em ir à Kiruna, ou conheces alguém que esteja interessado, não? É que houve 2 pessoas que desistiram à última da hora, já com tudo marcado!"

E foi assim...lá fomos nós de comboio até à Kiruna...eu e mais 3 pessoas que não conhecia de lado nenhum...até então!


Eu e o Pièrre-Yves


Maryse e Giorgio

Saímos de Uppsala por volta das 18H e chegámos à Kiruna por volta das 10H da manhã do dia seguinte.

--> 1º Dia...

Assim que chegámos dirigimo-nos imediatamente para o turismo,e planeámos de imediato o nosso dia. Primeiro demos uma volta pela cidade...




Uma das igrejas de Kiruna




Yellow House - O Hostel em que ficamos instalados a primeira noite



Depois fomos visitar o Hotel do Gelo

Apesar de existirem vários pelo mundo fora, este é o verdadeiro, o original! Marca Registada!

Lá dentro estão -5º, o que até pode ser excelente, quando da banda de fora estão -20º!


Neste momento está a começar a descongelar, e portanto, agora já não vão a tempo de ver o que eu vi...talvez para o ano! E nesse caso já verão coisas diferentes, pois este hotel é erigido todos os anos, e tudo é diferente, pois todos os anos os artistas que têm a sorte de construir a "sua" suite são escolhidos através de novas propostas. Se se quiserem candidatar vão até ao site http://icehotel.com/


Fiquem com algumas ideias...













































Mais tarde fomos fazer uma incursão à maior mina de cobre e ferro do mundo.. (segundo consta!)










Um senhor reformado, ex-trabalhador na mina está no momento a utilizar uma antiga "galeria" da mina como estufa para cultivar cogumelos "shi-take"! Contou-nos a história da cidade, da mina, e do que o futuro reserva para aquela cidade. Levou-nos até 500 metros abaixo do nível do mar, em mais uma experiência inesquecível.







Este senhor foi um dos que juntamente com o "pai" do Hotel do Gelo foram despedidos da mina, quando as novas tecnologias colocaram máquinas no lugar dos homens, máquinas essas que hoje são controladas por homens que trocaram a pá e a picareta pelo teclado de um computador. Fizeram então uma viagem à China e lá aprenderam que "o mundo é dos espertos!" Criatividade e Inovação procuram-se!



No entanto, dentro daquela mina existe como que uma nova cidade a nascer...estradas alcatroadas, sinais de trânsito, oficinas, sinal de rádio e de telemóvel..e agora, uma cultura de cogumelos, pois aquele é mesmo o ambiente artificial mais adequado que se poderia encontrar! Incrível...








--> 2º /3º Dias: Grande Aventura no meio do "Mato"

Sem luz, sem agua canalizada, apenas a natureza...E é quanto basta!!! Do ar mais puro que já respirei à água mais fresca e natural que já bebi.

Para irmos para o meio do mato fomos naqueles trenós puxados por Uskys! Foi uma experiência única!













Quando chegámos ao acampamento nem queríamos acreditar! "Vamos mesmo dormir aqui!?"





Então quando vimos por dentro...




Os quartos!




A cozinha!




Pele de Rena a secar e casa do barbecue!



Para além de termos de cortar a madeira para manter a lareira da casa acesa durante o dia e a noite, para o Barbecue e para aquecer a Sauna, e de acartar a água do rio para o acampamento para bebermos e cozinhar e lavar as mãos e os dentes, ainda pudemos contar com a possibilidade de fazer algumas actividades...


Ice fishing (pescar através de um buraquito no gelo!)





Cross-country (há quem lhe chame "andar nos skis de levantar o pé!)

E como se pode ver lá atrás, também podíamos jogar hóquei no gelo!



De todas as actividades, a Sauna foi sem dúvida a melhor de todas!!! hehehe Imaginem só estarem lá dentro a esturricar meia hora e depois virem a correr cá para fora com -10º e atirarem-se para cima da neve! Uma loucura!!!



No entanto...de tudo o que mais gostei foram as paisagens magníficas...










Imagino o que devem estar a pensar...mas digo-vos que as fotos não conseguem demonstrar o que se sente num local como este...infelizmente para vocês, porque eu vou guardar estes momentos para sempre na minha memória!


No entanto, no acampamento não éramos só nós os 4. Acabámos por fazer amizade com mais 4 alemães que partilharam connosco esta aventura!



Ao almoço, a comer carne de Rena com massa!! Delicioso!!!




Parece um bocadito contraditório, mas as renas também são uns bichos muito simpáticos e engraçados...mas pronto...também têm uma carninha muito gostosa!!




Comam, comam! Vá, toca a trabalhar para a engorda!!!



E pronto, como o que é bom acaba depressa lá tivémos nós que regressar...primeiro à civilização, e dessa vez foi de "Snow mobile"!






E depois claro...regressar a Uppsala,em mais uma looonga viagem de comboio.








Uppsala já nos aguardava com as decorações da Páscoa! Aproveito então este "cartão postal" para vos desejar:

Uma Páscoa Feliz para todos Vós!